Somos uma Reserva Particular do Patrimônio Natural

O Parque Nacional da Serra da Bocaina, patrimônio natural da humanidade pela Unesco, abrange 104 mil hectares, estendendo-se desde o nível do mar, no litoral do RJ, até altitudes superiores a 2.000 metros, onde está inserida a RPPN Pousada Campos da Bocaina, criada em 2010.

A reserva possui 3,79 hectares e ocupa 52,64% da área total da pousada. A 1.600 metros de altitude, revela formações secundárias da Floresta Ombrófila Mista Alto Montana e também Campos de Altitude, com mata nativa do bioma Mata Atlântica.

Entre as espécies da flora destacam-se: araucárias, cedros, palmitos, bromélias, palmeiras, pinheiros, e árvores de grande porte como: murici, embaúbas, canelas e baguaçus.

Entre os animais, o parque abriga antas, veados, cotias, saguis, macacos-prego, bichos-preguiça, ouriços, cobras e onças, além de inúmeras espécies de aves, incluindo pássaros em extinção como a harpia, o gavião-pega-macaco, a jacutinga, o cuiu-cuiu, o macuco, o tucano-de-bico-preto e o gavião-de-penacho.

Conte com a visita de tico-ticos, coleirinhas, pintassilgos, saíras, sabiás, canários-da-terra, sanhaços, pássaros-pretos, corruíras, gaviões (pinhé e carcará), jacus, nhambus, urus e inúmeros outros pássaros, que dão sons e coloridos diversos à RPPN e todo seu entorno.